terça-feira, agosto 22, 2006

A PRÁTICA DA EDUCAÇAO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITARIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO















RELATORIO DO ESTAGIO CURRICULAR SUPEVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL





Nome: Leane Spies
Semestre: Vll
Profª Orientadora: Ana Lucia Andruchak








SINOP/MT/2004




Resumo informativo

Este registro é o relato do estagio supervisionado curricular do ensino regular, realizado na Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão, localizada no bairro São Cristóvão, na cidade de Sinop, Mt, sendo de ensino fundamental que abriga alunos de nível social e situação econômica baixa; a escola não possui uma boa estrutura física necessitando de reformas no prédio, novas salas, pátio arborizado com bancos e mesas apropriados, quadra coberta ou campo para Educação Física, matérias esportivos de diversas modalidades, jogos pedagógicos, biblioteca com livros bons e variados.
A turma era a segunda serie F, vespertina com 32 alunos é uma turma remanejada com bom nível de aprendizagem. Alunos que praticamente não tinham muitas dificuldades, sendo muito bons para desenvolver o trabalho de ensino. Todos liam e escreviam convencionalmente.



Introdução

Este período de estagio tornou possível à reflexão sobre a prática pedagógica dentro de sala de aula, sendo muito mais proveitosa por ter sido numa realidade diferente da minha vida diária.
As atividades que buscamos para aplicar, os textos trabalhados, tudo nos auxiliou a perceber que devemos sempre perseguir novos conhecimentos e idéias para resultar em aulas proveitosas.
Um projeto também sempre trará bons resultados para a reflexão e o aprimoramento da leitura e escrita.

As expectativas em relação ao estágio:

Sempre o que é desconhecido, em primeiro momento assusta e provoca medo, por ser algo fora do seu conhecimento, domínio e rotina; porém a partir do momento que se começa a compreender o objetivo e a forma de realização, tudo se torna mais fácil. Assim foi a disciplina de estagio no inicio, mas depois tudo pareceu mais claro. Os sentimentos de ansiedade, medo, vontade de conhecer e criar, mudar uma rotina é imenso. Tudo que fizemos foi procurando ser as melhores e mostrar que somos capazes e competentes. Mudar sempre se deseja, fazer algo diferente muitas pessoas querem, mas isso depende do esforço próprio.

Caracterização da escola e da turma com a qual trabalhou:


A Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão é uma escola de porte médio com aproximadamente mil alunos e quase cinqüenta funcionários, entre professores e demais funções; a estrutura da escola é razoável: secretaria, direção, coordenação e orientação, sala de professores, salas de aulas grandes, mas algumas superlotadas, lanche de qualidade, boa zeladora, ventiladores para arejar, livros para estudo de professores, mas falta a biblioteca, vídeo e tv, aparelho de som, laboratório de informática, entre outras coisas.
A sala da 2ª serie F, com 33 alunos, era muito boa para as situações de ensino aprendizagem, sendo todos alfabetizados, lendo e escrevendo convencionalmente. As dificuldades encontradas foram principalmente em leitura e ortografia.
O pátio da escola é espaçoso, mas não é arborizado; o local para lanchar não possui bancos e mesas para sentar e comer com tranqüilidade. Para brincar não há espaço próprio como um parque, quadra ou campo, porém os professores tentam suprir essa falta de estrutura da melhor forma possível.


Aspecto significativo da organização política-pedagogica da escola:

A Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão redigiu seu Projeto Político Pedagógico com os seguintes itens bem claros e estruturados:
- Missão da escola: Trabalhar em conjunto escola x comunidade para melhor qualidade de ensino, formando assim cidadãos críticos, criativos e conscientes de seus atos, proporcionando meios para acesso e permanência na mesma.
- Visão da escola: visam qualidade na formação, condições para aprender, ensinar e desenvolver suas capacidades, conteúdos necessários, participação e exercício da cidadania na sociedade.
- Introdução: promover um ambiente prazeroso, com bons profissionais para fazer os alunos dominarem os conhecimentos, tornar os alunos reflexivos, conhecedores de seus direitos e deveres.
- Organização Curricular/Metodologia: a escola possui um cronograma para todas as atividades, hora atividade aos professores para que possam planejar e organizar suas aulas, pesquisas, escolhas de atividades, materiais pedagógicos e estudos. A escola possui 32 turmas (matutinas, vespertinas; pré, 1ª a 4ª, Se Liga, e 5ª a 8ª série), com aproximadamente 50 funcionários entre professores e demais funções; cumpre-se o calendário letivo rigorosamente, sessões de estudos, recuperação paralela e conselho participativo.
- Justificativa: valorizar a cultura da comunidade do local, trabalhando em parceria com pais e APM (Associação de Pais e Mestres).
- Avaliação dos resultados: alcançados com o trabalho conjunto, o dialogo, participação e cooperação, registrando na escola para verificação dos resultados.
- Conteúdos programáticos: no PPP está registrado todo o conteúdo programado para o ano letivo, os quais são rigorosamente aplicados.





Análise crítica das fases de estágio:
l Etapa: Problematização:

Foram descobertas, nas semanas de monitoramento, poucas deficiências na leitura e ortografia de palavras, como por exemplo: m/n, t/d, f/v, p/d, b/d, eram feitas trocas de letras, palavras sobrepostas, ausência de pontuação e parágrafos, falha no uso da letra maiúscula em nomes próprios, dificuldade em interpretar e recontar.


Fases do Planejamento: Construções no processo e o resgate dos conhecimentos produzidos ao longo do curso em semestres anteriores:

Realizamos o planejamento dentro dos conhecimentos adquiridos, utilizando técnicas diversificadas, incluindo um projeto de leitura e interpretação de textos sobre a páscoa e seus principais símbolos como o coelho, ovos de chocolate, etc; que foi aplicado para incentivar a leitura e a escrita adequada de palavras, levando em consideração o conhecimento prévio, o pensamento e idéias dos alunos sobre o assunto.
Todos tinham um pensamento sobre a páscoa, que era de receber presentes, não conheciam a idéia da união das famílias, bondade, solidariedade, desta época especial onde todos comemoram juntos. Para eles era importante ganhar os ovos de chocolate. Foi necessário faze-los refletir sobre o assunto e questionar o que realmente era a Páscoa, o que era válido ou não.


Monitoria: elementos que serviram (ou não) de eixos para a elaboração da ação pedagógica.

Como monitora da turma percebemos que somente com observação individual e próximo do aluno detectamos que alguns alunos tinham dificuldade em construir frases e textos, colocando suas idéias no papel, além da ortografia e sobreposição de letras.
O trabalho realizado no individual proporciona conhecimento do professor em relação ao avanço na leitura e escrita do aluno, acompanhando próximo a eles vemos o nível de dificuldade de cada em particular.

ll-Etapa: A Prática Pedagógica:

As atividades lúdicas e o projeto aplicado provaram que atividades gostosas de se resolverem, oferecem um bom resultado na eficiência da aprendizagem. Brincadeiras, poesias, histórias engraçadas, atividades escritas de livre expressão, textos com disposição de frases diferentes, cálculo com material concreto, tudo proporcionou aos alunos um avanço e vontade de estudar. Tudo que é diferente chama atenção das crianças.
Bem proveitosa, porém foi a atividade feita com rótulos de produtos alimentícios, onde os alunos tiveram que pesquisar as principais informações que as embalagens trazem, sendo de muita importância para os consumidores, como: data de fabricação e validade, a variedade de marcas e preços, propriedades e o que contem, vitaminas e proteínas, aspectos e aparência do produto.
Há inúmeras maneiras de se ensinar, mas ensinar brincando é bem melhor, vemos que quando o ensino apresenta a eles o que eles querem aprender tudo leva ao avanço.
A leitura como forma de ensino, mostra aos alunos que conhecimento só obtemos se lermos bons livros, diversos tipos de textos, como: informativos, histórias, gibis, poesias, piadas, charadas, jornais, revistas, etc. sendo que a escrita como interpretação, reescrita, revisão, gramática, ortografia também é importante para o quotidiano das pessoas.
Em todos os lugares é importante sabermos ler, escrever e calcular, desde em ruas, supermercados, bancas, rodoviária... A importância da leitura mesmo que visual para o ser humano é vital; para segunda série, leitura e escrita proporciona a construção do conhecimento levando a reflexão da escrita.
É ótimo quando alunos questionam e pensam sobre como se escreve, se é com esta ou com aquela letra, ou como se lê tal palavra, ou ainda o que significa esta palavra; quando isso acontece, é a aprendizagem que esta ocorrendo.

lll-Etapa: Proposta de Intervenção:

Utilizamos técnicas diversificadas e lúdicas para promover o conhecimento, como base na escrita e leitura, já que era a maior dificuldade da turma: leitura e ortografia que foram detectadas em monitoria e atividades em sala durante a prática pedagógica.
Foram realizadas atividades com fichas para ortografia de palavras, o jogo silábico. Com as silabas tinham que formarem, estruturar as palavras, ler o que tinham formado e registrar no caderno. Montar um quebra-cabeça de uma parlenda em tiras frasais e colar no caderno em ordem cronológica, sendo que a mesma era memorizada por já te sido trabalhada. Foi trabalhada a letra de uma musica, como leitura e interpretação, reprodução de texto através de poesia, leitura e reescrita de noticias de jornais, leitura e produção de textos através de tirinhas de gibis, entre outras técnicas.
Embora não tenha participado ativamente na intervenção das crianças, tenho conhecimento de como foram trabalhadas, tendo em vista que colaborei no planejamento das atividades e as digitei. Tomei conhecimento por meio de conversas informais de como as crianças foram se desenvolvendo e avançando na aprendizagem e leitura, sendo possível ver o avanço dessas crianças nas atividades finais onde já escreviam e liam com melhor aproveitamento, com mais idéias para colocar no papel.
As atividades foram importantes para aquele grupo de crianças, por ser um trabalho individualizado, somente com os alunos que realmente tinham necessidade de intervenção e reflexão de escrita e leitura.


A articulação com o projeto de pesquisa: as atividades correlatas desenvolvidas.

Com relação ao projeto de pesquisa, que é sobre o Estatuto da Criança e o Adolescente: A criança, a escola e o conselho tutelar. Percebemos que algumas crianças apossaram-se de objetos que não lhe pertenciam, infringindo as regras básicas da moral social; conversas informais para orientações gerais foram realizadas afim de orienta-los a serem bons cidadãos cumpridores de seus direitos e deveres não buscando problemas com a Lei, futuramente.
A escola também tem outras crianças que são orientadas pelo conselho tutelar, há adolescentes que são usuários de drogas e gangues; sendo uma escola da periferia, de um bairro violento, possui então vários problemas com relação a infrações as leis.
A policia militar anda quase diariamente pela escola, fazendo ronda e orientando professores para conversar com os alunos a serem bons cidadãos, e mesmo conversando com os alunos para aconselhar a serem obedientes com pais e mestres.
FOULCAULT, Michel Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1978. Fala sobre as punições de criminosos e de estudantes em colégios internos, que todos que infringem leis ou regras merecem punições desde que sejam humanas, que não maculem a dignidade da pessoa.
Freire coloca a pedagogia com autonomia, ensinar com liberdade, coisas que sejam importantes para a criança, como explicações sobre as regras sócias, os costumes e a moral.
Segundo o PCNs, se os cidadãos conhecessem seus direitos as injustiças seriam menores e mais pessoas se esforçariam para ajudar os outros, viver dentro dos princípios e da moral social. Sendo que isso é também um direito de aprender, quem não conhece a lei tem o direito de estudar e conhece para defender seus direitos e deveres. Para isso a escola é o principal instrumento de ensino e o principal mediador.



Considerações finais:


O aprendizado nesse período foi imenso, a reflexão da prática foi realizada, concluindo que os professores devem estar sempre em contato com novos conhecimentos, sempre estudando, buscando idéias novas para planejar aulas interessantes e lúdicas.
Atividades de leitura e escritas fazem as crianças refletirem sobre como devem escrever tal palavra. A leitura diversificada de diversos estilos de textos estimula e incentiva o habito de ler.
O PCN coloca que a leitura com objetivos claros e bem definidos encaminha os educandos para uma boa aprendizagem, mas para isso também é necessário ter uma rotina e boas atividades, pois ler por ler não leva ao aprendizado.
As crianças freqüentam a escola e vêem no professor seu exemplo para a vida, se elas vêem o professor lendo, farão como ele e irão ler. O professor é o espelho da classe. Se o professor for calmo, a turma será calma; se o professor gritar, a turma irá gritar; então o professor terá que ser democrático, saber ouvir, orientar, conversar e ser amigo. Tudo isso é importante numa sala de aula.
A aprendizagem, porém terá muito mais sentido para o aluno se estiver dentro de um contexto social, se tiver um significado para o aluno, se for algo que já conhece ou que tenha ouvido falar; ou seja, necessita de um conhecimento prévio sobre o assunto. Algum detalhe já se deve saber, para o professor ter um ponto de partida.
Planejar as aulas em cima de outra aula aponta o caminho a seguir pelo professor. Rever conteúdos, reler textos da semana, ter uma rotina, seguir um esquema para a aula. Trabalhar com materiais concretos para que o aluno possa manusear, entender e construir conceitos.
Conversas informais sobre o aprendizado do dia ajuda a perceber o quanto os alunos aprenderam, realizar o “feedback” no dia seguinte, partindo das duvidas auxilia as crianças a retomarem o aprendizado do dia anterior e em seguida ou retomar o assunto ou dificultar.
Como professores, necessitamos perceber as dificuldades dos alunos e auxiliar com boas explicações, atividades estimulantes, desafios diários para que se esforcem em resolve-los.
Leitura, escrita, interpretações, ditados dirigidos, atividades lúdicas, desafios de raciocínio, cálculos, etc; propiciam a aprendizagem e o avanço do aluno. E para os professores, a busca de novas idéias, instrumentos tecnológicos, sucatas, embalagens, tudo que possa ajudar os alunos a crescer deve ser usado.
O estudo, cursos, palestras, fóruns, debates, tudo que for informativo deve ser do conhecimento do professor.
Estar se capacitando rotineiramente é ótimo para os professores. Conversar com outros professores, ler livros bons, acessar a internet, cursar a faculdade, pós-graduação, etc, de todos os meios, pois os alunos clamam por crescimento, bons assuntos, boas atividades.

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