sábado, agosto 26, 2006

A nova orientaçao escolar


Convide as pessoas a responder algumas perguntas básicas para que possam construir os quatro pilares fundamentais de uma comunidade de aprendizes: missão, visão, valores e objetivos.

Missão / Propósito: por que existimos nesta organização/escola? Estamos aqui para fazer o quê? Como vamos assegurar que a aprendizagem ocorra para todos os estudantes, em especial os que estão em desvantagem?

Visão / Direção: o que esperamos nos tornar? O que poderíamos realizar em cinco anos que nos deixasse orgulhosos? Como deve ser a escola que eu gostaria que meu filho freqüentasse?

Valores / Compromissos: como nos comportaremos para transformar em realidade a visão de futuro que compartilhamos?

Objetivos / Prioridades: quais passos vamos empreender primeiro? E quando?


Além de utilizar bem o tempo já disponível no calendário para reuniões, é possível, nos primeiros 45 minutos do dia, criar condições para que grupos de professores se reúnam, sem dispensar alunos nem aumentar custos. Veja como:

tenha alunos monitores previamente capacitados, que possam aplicar tarefas e estudos dirigidos para a classe;

prepare estagiários ou voluntários da comunidade para desenvolver atividades de leitura, artes e reforço;

redistribua seus alunos pelas outras classes enquanto estiver reunido, mas não se esqueça de avisar os colegas com antecedência;

organize atividades para os alunos na sala de informática, de vídeo ou artes;

cuide para que o encontro renda o máximo possível. Para isso, forme equipes por disciplina ou série, focalize o trabalho sobre "o que" e "como" ensinam e os critérios usados na avaliação. A coleção PCN em Ação, do MEC, possui estudos orientados, vivências de trabalho coletivo e trocas de experiências para ser desenvolvidas por grupos de docentes. Podem ser úteis nessas reuniões.


Algumas iniciativas permitem aos professores conhecer novas práticas, experimentá-las e receber uma avaliação sobre seu desempenho. Elas pressupõem, naturalmente, a existência de um clima de confiança e respeito entre os docentes.

Convide quem ainda não dominou uma certa inovação a visitar a classe de um colega que a aplica com êxito. Enquanto ele faz a visita, os alunos devem trabalhar sob a orientação de um funcionário;

Prepare os professores mais experientes e habilitados para atuar como "treinadores pessoais" dos menos experientes. O primeiro observa, na aula do segundo, comportamentos que facilitam ou emperram a aprendizagem da turma e oferece sugestões.


Entende-se por cultura as crenças, tradições e regras não escritas que podem impulsionar ou impedir mudanças na escola. Veja algumas iniciativas que valorizam o sucesso na sala de aula:

invista na comunicação, divulgando a missão, a visão e os objetivos da escola por meio de cartazes, folhetos e músicas, e reporte-se a esses "pilares" em todas as ocasiões possíveis (reuniões, contatos com alunos e com a comunidade);

dissemine entre sua equipe histórias de sucessos, internos ou externos, que ilustrem os princípios de uma comunidade de aprendizes;

incentive os profissionais a expressar apreciação mútua, iniciando as reuniões gerais com um vaso de rosas sobre a mesa e convidando alguém a oferecer uma para o colega que o tenha inspirado profissionalmente;

organize comemorações, cerimônias e rituais que proporcionem significado e propósito à rotina diária, reforçando o compromisso de todos com a missão;

reconheça publicamente e premie os profissionais e as equipes exemplares.