terça-feira, setembro 05, 2006

A leitura no ensino fundamental como projeto

Projeto: Leitura
Problema:
Por que há alunos que gostam de ler e outros não?
Qual é a deficiência da leitura nas escolas e salas de aulas?


Interação e relevância:
· A interação com as outras disciplinas é imprescindível já que a leitura é a solução para todos os exercícios propostos ao grupo. Dada essa importância da leitura para a compreensão dos textos, interpretação, escrita de textos livres e de gêneros variados é essencial que o aluno tenha o conhecimento prévio e que amplie esses conhecimentos através do material de leitura que dispõe ou que busque; Além de trabalhar a ilustração do texto lido e de novas criações. Posicionar o aluno de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes disciplinas utilizando a leitura como meio de produção, linguagem verbal e oral, expressando assim suas idéias.


As mudanças mentais a serem provocadas:
· Motivar e incentivar a busca de leituras variadas (livros, revistas, jornais, gibis, receitas etc.).
· O trabalho com a prática da leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes para assim formar escritores competentes, ou seja, construção do significado do texto.


Planejamento efetivo do projeto:
Objetivo:
Incentivar o gosto pela leitura mostrando o mundo maravilhoso da fantasia.
Promover a campanha do livro na escola (doação);
Usar a leitura como objeto de ensino;
Oferecer aos alunos inúmeros oportunidades de aprenderem a ler usando os procedimentos de antecipação, inferências, verificação das suposições tanto em relação à escrita quanto ao seu significado;


Justificativa
Tendo em vista a necessidade da leitura para a vida e a visão de mundo, espera-se que a família participe deste aprendizado e leia com as crianças; afinal a leitura na escola tem sido fundamentalmente, um objeto de ensino;



Ações para envolver professores:
Textos que fazem “incentivo a leitura”;
Poesias, mensagens, frases curtas, etc.;
Figuras de pessoas lendo, figuras com livros, visita a biblioteca;


Alunos:
Espalhar vários murais pela escola falando sobre o ato de ler, com uma frase encabeçando, como por exemplo: Não leia, Você sabia, Leia atentamente, figuras com a coruja ou livros;


Comunidade:
Doação de livros ou qualquer outro material de leitura;


Possíveis atividades:
Leitura
Interpretação de textos: escrito e oral
Produção e reprodução textual;
Pesquisa detalhada/aprofundada sobre o assunto;
Levantamento do número de livros que a escola possui: construção de gráficos, tabelas, porcentagem, operações fundamentais, situação problema;
Ilustrações: preta e branco, colorida, recorte e colagem, palitos e tecidos, material diversos;
Confecção de um livro;

Situação de avaliação dos alunos:
Envolvimento no projeto;
Exposição do trabalho;
Questionamento sobre determinado assunto lido durante o projeto;
Reconte de histórias lidas;


Sistema de apresentação do projeto:
Mural
Confecção do livro;
Exposição do texto escrito por eles;
Feira de exposição de livros;


Sistema de avaliação final do projeto:
Resultado das avaliações do projeto:
Enquête entre alunos;
Envolvimento dos alunos e outros professores;
Análise das atitudes desenvolvidas pelos alunos;

Nenhum comentário: