sexta-feira, agosto 25, 2006

A realidade escolar para supervisores e orientadores


A Educação nos dias de hoje de vê acompanhar os avanços que acontecem no mundo, com muita rapidez, evolução e quantidade de informações e que estão juntos a bagagem escolar, tornando desafiador encontrar e explorar todos esses conhecimentos e até mesmo adaptar-se nesse mundo de mudanças.
Buscando respostas para a importante missão da educação são apresentadas as quatro aprendizagens fundamentais, que podem ser as bases para o individuo com relação ao conhecimento, por toda a vida: o ‘ aprender a conhecer’ que é buscar instrumentos da compreensão, onde cada um possa aprender a compreender o mundo que o rodeia, ao menos na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente, aprender com prazer e alegria é mais fecundo, isso faz com que durante toda vida se continue a aprender. O ‘ aprender a fazer’ não está separado de aprender a conhecer e está ligado a questão de como pôr em pratica aquilo que se aprende, ou seja, a adaptação da educação ao trabalho e a sobrevivência, é a fusão da formação técnica com o comportamento social, a capacidade de trabalhar em equipe, ter iniciativa e principalmente desenvolver a capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre pessoas. ‘ Aprender a conviver’ representa um dos maiores desafios da educação, sem dúvida, pois exige o respeito às diferenças, mesmo vivendo num mundo em constantes alterações. Estimular a participação em projetos comuns é um grande auxilio para melhorar a convivência. Já o ‘ aprender a ser’ pede o desenvolvimento total da pessoa e a contribuição da Educação, onde o ser humano deve ser preparado, conhecendo a si mesmo e desenvolvendo sua personalidade, para elaborar seus próprios pensamentos, valores e assim tomar as decisões nas diferentes circunstancias da vida.
Por isso importa conceber a educação como um todo e esta perspectiva devem orientar as discussões das propostas educativas com base nesses quatro piares, que buscam a cooperação, potencializando a comunicação e melhorando as relações entre pessoas.
Assim, a comunicação se torna um grande canal na Educação, tanto de informação, como de expressão emocional, de controle e de motivação, pó ser um processo onde envolve o emissor e o receptor, ou seja, a fonte de comunicação, a mensagem e sua codificação, usando de um canal onde é decodificada essa mensagem, até chegar ao receptor e que esse, em seguida dá o retorno, que é o elo final, onde sinaliza o sucesso da comunicação, se a compreensão foi alcançada ou não.
Quando se trata de comunicação, seja ela verbal ou não verbal, devem ser considerados todos os procedimentos que envolvem, pois os gestos, o tom de voz, a postura, a entonação de voz entre outros, vão tornar essa comunicação mais eficaz.
Um fator a ser considerado é a comunicação nas diferentes culturas, pois um gesto que é conhecido e aceito numa determinada cultura, pode não ser em entre outra. Há o cuidado no uso das palavras, diz se nos dias de hoje, a comunicação politicamente correta, observando e trocando palavras para não intimidar, envergonhar ou constranger, usando da sensibilidade aos sentimentos dos outros, encontrando o equilíbrio e a clareza na comunicação.
Deve-se lembrar que há a comunicação eletrônica que está revolucionando e diminuindo o tempo e a distancia, onde tudo acontece instantaneamente e com uma linguagem própria, que vai aparecendo nesse meio, sendo o uso dessa tecnologia um processo que está mudando a comunicação até então utilizada.
Um instrumento muito utilizado para facilitar a comunicação entre as pessoas é a Dinâmica de grupo, onde os grupos podem ser formados por interesse próprio de seus membros – um grupo espontâneo, ou formado pela indicação, imposição ou opressão exterior, que são os grupos artificiais e geralmente nesses grupos há a presença do líder, que pode ser um líder imposto, escolhido por alguém de fora do grupo, geralmente o professor, ou escolha espontânea de seus membros que pode ser mais democrática e dinâmico.
Até os seis anosas crianças ainda ano tem um grupo coeso, soa agrupamentos flexíveis, com pouca organização grupal, com interesses mais individuais sendo forte o egocentrismo e a agressividade em relação ao grupo. a partir daí aumenta a sociabilidade, melhorando as relações entre os participantes do grupo e chegando na adolescência o grupo toma suas características próprias,buscando auto-afirmação, autonomia e carregada de oposição além de ser limitativo e agressivo, existindo ainda a preocupação com aqueles que não se adaptam a grupos e se dirigem a gangs, implicando para essa criança ou adolescente a necessidade de ser aceito pelos outros.
Em Educação há o reconhecimento dos processos de grupos que auxiliam nos trabalhos coletivos, para a vivencia em sociedade de forma participativa e contribuem para compreensão das forças múltiplas e complexas e se o professor souber trabalhar bem com o grupo pode ajudar a cada um de seus membros a se sentirem bem e úteis no grupo e o grupo pode ajudar na formação desse cidadão e essa troca aumenta a produção e o interesse dos participantes e melhoram as relações interpessoais.
Juntando a isso a PNL, que é provavelmente a maneira mais fácil de explicar a aplicação da PNL na educação pelo uso das técnicas de modelagem de PNL e do uso dos níveis lógicos de experiência.
Sendo os níveis: Espiritual/sistema maior; Identidade; Crenças e valores; Capacidade; Comportamento; Ambiente;
A PNL nos oferece estratégias para entender certos comportamentos em sala de aula/escola/meio, como: rebeldia, mau-humor, fuma, usa drogas, etc., são comportamentos negativos que possuem intenção positiva, ou seja, para chamar a atenção de pais, professores ou da sociedade.
Todos os assuntos colocados são importantes para realizar o trabalho de supervisão e orientação na escola, tudo é necessário tanto à comunicação quanto a neurolingüistica ou a dinâmica de grupos.
Para amenizar tais problemas da escola, que são muitos e profundos, são usadas as estratégias de motivação e dinâmicas, comunicação eficiente, entre outras. Porém a carga de problemas é tanto grande que está gerando estresse, cansaço, neuroses, desanimo em todo o corpo escolar, sendo isso o mal do século.
As dinâmicas de grupo em educação contribui para a nossa prática, para isso devemos tecer elogios aos grupos de classe,trabalhar em beneficio da coesão da classe e oferecer oportunidade de comunicação aos alunos, se a comunicação for limitado rendimento também será limitado. A comunicação exige coerência, montar grupos que facilitam o desenvolvimento do aluno e não que beneficie o professor.
Usar metodologias adequadas ao grupo evitando a hostilidade e a agressividade do aluno.
Observar os alunos individuais e grupais. Aplicando as didáticas apropriadas as dinâmicas de grupo, moderar os trabalhos em grupos,nem tudo é positivo em grupo. Mas sempre, é preciso, valorizar as frases dos alunos tanto em grupo quando individual.

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